Organize seu estoque!

Uma das bases fundamentais para o funcionamento de uma loja é o controle do seu estoque, essa gestão muitas vezes ignorada, é um dos pilares para resultados positivos. A falta de atenção devida a área pode ocasionar em perca de produtos, gastos desnecessários, congelamento de lucros e outras situações que podem levar o declínio da sua loja.

Para que isso não aconteça é necessário um monitoramento diário, controlando a entrada e saída dos mesmos, facilitando assim planejamento de promoções, possibilitando projetar com antecedência pedidos aos fornecedores e medir produtos que vendem mais e os que vendem menos.

Atualmente a maioria das empresas optam por softwares que proporcionam a organização do estoque de modo geral, porém também é possível otimizar o sistema na ponta do lápis ou em planilhas do Excel. Mas de forma total, o processo se consiste em passos simples:

  • INVENTÁRIO
  • Esse primeiro passo é obrigatório e exige uma atualização constante de dados, você vai precisar citar cada produto que tem na loja e a quantidade de cada um. Talvez nessa primeira vez seja um pouco trabalhoso, mas as atualizações serão mais simples.
  • O CONTROLE
  • Agora precisamos de alguma forma para automatizar o controle do estoque. Sabemos que no início é complicado ter renda para softwares, porém uma boa alternativa é a famosa planilha do Excel, que vai te ajudar muito na organização geral. Para isso trouxemos um modelo que vai dar o apoio para esse momento, mas não esqueça que as informações deverão ser sempre atualizadas manualmente.
  • COLABORADORES
  • Caso tenha funcionários é importante que todos estejam alinhados perante o preenchimento de dados, contagem de peças etc. Comunicação nesse momento é fundamental para o bom funcionamento da empresa.
  • OTIMIZAÇÃO
  • Harmonia é a palavra-chave quando se fala em estoque, deve-se buscar o equilíbrio entre faltas e excessos, considerando que ambos podem provocar perdas financeiras. Nesse momento é bacana analisar periodicamente seu estoque como um todo para realizar compras de reposições (Ou novidades também!) e promover ofertas (Com produtos parados).

Clique aqui e baixe uma planilha de controle de estoque do SEBRAE

O SEBRAE possui vários materiais para o empreendedor que esta começando, aproveite e acesse outros materiais para download que irão te ajudar clicando aqui.


Com disposição e práticas diárias, você pode fazer seu estoque fluir e ser um grande aliado na gestão da sua loja, ficou com alguma dúvida? Comenta aqui e se tiver sugestões de assuntos manda também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *