Montando uma Loja Virtual

Há 20 anos abrir uma loja de maquiagens implicaria em encontrar um ponto físico ideal, pensar em aluguel de espaço, decoração do ambiente e até na quantidade de estoque para investir e conseguir se manter. Mas, hoje em dia, as coisas mudaram, nem todas as lojas precisam ter um ponto físico, estamos na era das lojas virtuais.

Falando nisso, essa é uma dúvida que grande parte dos nossos clientes tem: por onde começar na hora de montar uma loja virtual?

E é exatamente sobre isso que iremos aprender hoje!

Como montar uma loja virtual?

O primeiro passo para montar a sua loja virtual é escolher em qual plataforma você irá desenvolve-la. Nós indicamos a Loja Integrada!

A Loja Integrada possui plano grátis para você que está começando agora, este plano comtempla cadastro de até 50 produtos e não é cobrado porcentagem por venda! Além disso editar o visual da sua loja é feito de forma bem simples, criar banners e escolher as cores que você mais gosta para deixa-la bem personalizada. Os produtos podem ser cadastrados via uma parte administrativa bem intuitiva que irá facilitar muito a forma como você irá divulgar os seus produtos aos seus clientes. Para conhecer mais acesse: https://lojaintegrada.com.br/

Configurar sua loja virtual

Agora que você já escolheu a ferramenta que irá utilizar para criar a sua loja virtual, está na hora de configura-la.

Além do layout, você precisa definir quais métodos de pagamento irá aceitar (boletos, cartões de crédito) e escolher as empresas que irão faturar os valores dos clientes.

Cada operação terá uma porcentagem para a empresa escolhida, é importante que você se informe de quanto cada empresa cobra de porcentagem sobre as operações financeiras realizadas. Pela Loja integrada você consegue configurar a empresa que irá gerenciar o seu pagamento de forma bem simples pelo painel de controle.

Caso você ainda não tenha uma conta específica para a sua loja vale a pena pensar em abrir uma, assim você irá separar o dinheiro da empresa e o seu pessoal. Falaremos mais sobre isso durante esta semana.

Algumas dicas de contas online que você pode abrir para a sua empresa:

Banco Next

Banco Inter

Pagseguro

Mercado Pago

Todas essas opções são contas digitais e não possuem taxas de gerenciamento, além disso é possível pedir um cartão de debito para gerenciá-las.

Estando apto para receber pagamentos a sua loja já está praticamente pronta, mas agora, falta o principal: os produtos.

Cadastrando produtos

Primeiro vamos organizar quais informações são necessárias para cadastrar os seus produtos:

– Código do produto (SKU) – esse código será a forma como você irá conectar os produtos cadastrados na sua loja com os produtos da sua planilha de estoque, normalmente os produtos já acompanham um número de SKU de fábrica, você pode cadastrar em sua loja utilizando este próprio número.

– Nome do produto – por mais que pareça óbvio, o nome do produto precisa estar claro e ser o mesmo que você irá cadastrar em sua planilha de estoque, para que você não tenha erros.

– Descrição do produto – é importante escrever um pequeno texto explicando para que serve o seu produto e como seu cliente pode utiliza-lo.

– Medir altura, largura e comprimento de cada produto em centímetros – Com uma régua você irá pegar cada um dos produtos que você irá cadastrar e irá medir a altura, largura e comprimento e guardar essa informação.

– Pesar – o peso do produto deve ser calculado em KG e incluído junto as outras informações acima.

 – Tirar foto – a foto deve evidenciar o produto, tentar manter um padrão de cor de fundo, normalmente branca, e manter um formato fixo para todas as fotos. Como no exemplo abaixo:

A imagem ao lado representa uma boa forma de tirar foto de seus produtos, usando um fundo neutro e sem interferências no produto principal. Val a pena também identificar que nenhuma parte do produto esteja sendo cortada e esteja tudo enquadrado dentro da imagem.

Agora está pronto, você já tem uma loja virtual com configuração de pagamento e um produto cadastrado!

A opção de envio também precisa ser cadastrada, você pode escolher se o envio vai ser feito via correios, transportadoras, retirada no local, envio via motoboy ou todas as modalidades.

Agora é só divulgar a sua loja nas redes sociais! Se ainda não sabe muito bem como começar pode clicar aqui que você irá ler uma matéria muito especial para quem quer entrar no marketing digital.


Sepoaramos um material muito interessante com 10 layouts criados via Canva para você utilizar em suas redes sociais e divulgar os seus pordutpos!

Para fazer o download acesse aqui

E ai, o que está achando de nossos conteúdos? Conte para gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *