Blog da Virtual Make

Organize seu estoque!

Função importantíssima para a empresa, a organização do estoque é fundamental.

estoque-organizacao-stock

Uma das bases fundamentais para o funcionamento de uma loja é o controle do seu estoque, essa gestão muitas vezes ignorada, é um dos pilares para resultados positivos. A falta de atenção devida a área pode ocasionar em perca de produtos, gastos desnecessários, congelamento de lucros e outras situações que podem levar ao declínio do seu empreendimento.

Para que isso não aconteça é necessário um monitoramento diário, controlando a entrada e saída dos produtos, facilitando assim o planejamento de promoções, também possibilitando projetar com antecedência seus pedidos aos fornecedores e medir produtos que vendem mais e os que vendem menos.

Atualmente a maioria das empresas optam por softwares que proporcionam a organização do estoque de modo geral, porém também é possível otimizar o sistema na ponta do lápis, o que pode parecer difícil, mas após um tempinho de prática, você consegue se ajustar. Mas de forma total, o processo se resume em alguns passos simples:

  • INVENTÁRIO
  • Esse primeiro passo é obrigatório e exige uma atualização constante de dados, você vai precisar anotar por nome cada produto que você tem no seu estoque, e a quantidade disponível de cada um. Talvez nessa primeira vez seja um pouco trabalhoso, mas as atualizações serão mais simples, porque você só vai precisar adicionar os produtos que não estão na lista, e atualizar a quantidade disponível. Veja o próximo passo.
  • O CONTROLE
  • Agora precisamos de alguma forma para automatizar o controle do estoque. Sabemos que no início é complicado ter renda para softwares, porém uma boa alternativa é a famosa planilha do Excel, que vai te ajudar muito na organização geral. Para isso trouxemos um modelo (abaixo) que vai dar o apoio para esse momento, mas não esqueça que as informações deverão ser sempre atualizadas manualmente.
  • COLABORADORES
  • Caso tenha funcionários é importante que todos estejam alinhados para o preenchimento de dados, contagem de peças etc. Comunicação nesse momento é fundamental para o bom funcionamento da empresa, pois assim você evita furos no estoque, que são as “falhas”, quando as contagens não batem com o que realmente está disponível.
  • OTIMIZAÇÃO
  • Harmonia é a palavra-chave quando se fala em estoque, deve-se buscar o equilíbrio entre faltas e excessos, considerando que ambos podem provocar perdas financeiras. Nesse momento é bacana analisar periodicamente seu estoque como um todo para realizar compras de reposições (Ou novidades também!) e promover ofertas (Com produtos parados, ou que você queira impulsionar vendas).

Clique aqui e baixe uma planilha de controle de estoque do SEBRAE

O SEBRAE possui vários materiais para o empreendedor que esta começando, e é um aliado excelente para te auxiliar em toda a jornada da sua empresa, desde o começo, até a maturação e fluência da empresa. Aproveite e acesse outros materiais para download que irão te ajudar clicando aqui.


Com disposição e práticas diárias, você pode fazer seu estoque fluir e ser um grande aliado na gestão da sua loja. Tenha sempre em mente que o seu estoque é um setor de suma importância para o sucesso da sua empresa. Tendo isso em consideração, você vai obter sucesso na sua jornada de atender bem o cliente, pois estando com essa área afinada, suas entregas chegam no tempo estimado, e sem chances de erro.


Aqui no nosso Blog, você encontra o melhor conteúdo para te auxiliar com todas as suas dúvidas sobre como começar ou aprimorar o seu negócio. Está no nosso DNA ajudar pessoas a obter sucesso na jornada empreendedora.

Conte sempre com a gente para trazer os melhores conteúdos, e te auxiliar a alavancar sua carreira no ramo de maquiagens!

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui e se tiver sugestões de assuntos manda também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *