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Entrando no marketing digital

Essa semana nós estamos focando em conteúdos para você que quer empreender ou quer melhorar a organização e estratégias da sua empresa.

No marketing digital o primeiro passos, sem dúvidas, são as redes sociais. Por meio delas você irá se conectar com o seu público, encontrar novos clientes e também ser visto por eles. Separamos abaixo um guia de como criar sua conta comercial e começar a divulgar o seu negócio.

Como criar um Instagram, uma página do Facebook e transformar em uma conta business?

Chegando aqui, você se pergunta, qual a necessidade de uma conta comercial? Afinal, já tem sua conta pessoal e até possivelmente uma quantidade razoável de seguidores não é mesmo?

Mas vale a pena você centralizar a comunicação do seu negócio em redes socais exclusivas. Além de muito mais profissional você ainda terá acesso a métricas e relatórios.

Uma conta comercial significa sua empresa online e ativa nas redes sociais, onde se encontram uma média de 1 bilhão de usuários ativos e os números só crescem.

Você pode perceber melhor essas vantagens ao colocá-las em prática, como por exemplo, a rede social sendo usada como ponte para tráfego em seu site, construção de marca e possibilidade de apresentar domínio em algum assunto. Além de que, não importa em qual rede, é sempre uma ótima ferramenta para divulgação de conteúdo, algumas até podendo segmentar seu público, disseminando o assunto levando em consideração idade, gênero, localização e interesses. Dessa forma, você irá também conseguir começar a montar as suas estratégias de marketing digital.

E é a partir desses benefícios que temos outra grande possibilidade de crescimento através das redes: Mensuração. Colocando em prática esses proveitos já citados, você pode partir dos resultados para traçar estratégias de marketing digital. Seja por Google Analytics ou de maneira orgânica, você poderá otimizar seu negócio e transformá-lo em algo rentável, estável e reconhecido usando as redes sociais.

Uma das premissas mais básicas da atividade da rede social é o ENGAJAMENTO com os clientes, gerar um relacionamento, não só através de conteúdo e publicações, mas de comentários, curtidas e atenção. Os clientes buscam além do ato de comprar, buscam de alguma forma se identificarem com a marca, basicamente se sentirem especiais ou únicos, atendendo essa necessidade, sua marca será lembrada e considerada no momento da compra. A satisfação dos clientes (mesmo no pós-venda), é de extrema importância também, afinal é por meio destes que conseguirá filtrar os pontos que precisa melhorar em sua loja.

FACEBOOK

Essa plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídias como fotos, vídeos ou textos. É ótima para fazer atendimento ao público e identificar novas oportunidades, entrando em harmonia com o marketing de conteúdo irá fazer seu número de seguidores crescer muito.

Para empresas, as fanpages são mais indicadas (Fanpage é um canal de comunicação dentro do Facebook, uma página e não um perfil), tendo isso em mente, você pode acessar o link: https://www.facebook.com/pages/create

página para criar uma nova fanpoage

Onde você vai encontrar alternativas de categorias para seu negócio, e dentro dessas categorias, haverá subcategorias, com o objetivo de deixar bem claro sobre o que é sua loja. Ao finalizar essas escolhas, poderá começar a dar forma a sua página. As personalizações se compõem em foto de perfil e de capa

Tamanho Perfil: 180 x 180px

Tamanho Capa: 851 x 315px

Onde alterar perfil e capa da sua fanpage do facebook

Você pode utilizar o site Canva para criar uma capa e uma foto de perfil e capa  dentro das medidas acima, acesse: https://www.canva.com/pt_br/

No espaço “sobre”, localizado na lateral esquerda da página, você pode inserir informações como contato, endereço, telefone, e-mail, site e outros dados importantes.

Um incentivador bem bacana que o Facebook disponibiliza é o botão Call-to-Action, que explicando de modo simples leva os visitantes da página a executar uma ação que você deseja, como: “comprar agora”, “ligar agora”, “fazer reserva” etc. Para adicionar a chamada basta clicar na opção “adicionar um botão”, logo abaixo da sua foto de capa, assim você escolhe a frase e preenche as informações referentes ao botão.

Botão call to action, pode ser alterado ou incluído clicando nas três bolinhas laterais

INSTAGRAM

Com um crescimento absurdo, o Instagram vem sendo considerado a melhor rede social para empresas, isso porque 60% das pessoas descobrem produtos novos todos os dias na rede e 1/3 dos stories visualizados são de empresas. O Instagram for Business, como é conhecido em inglês, traz um conjunto de ferramentas incríveis para o usuário inteiramente grátis, como por exemplo: métricas de acesso da página, quantas visualizações dos stories em período determinados, integração com catálogo de produtos, atendimento via mensagem direta e muito mais.

Além das funcionalidades acima, também é possível localizar as pessoas por hashtags, perfis que ela segue e interesses de modo geral. Desta fora você consegue, mesmo no começo, encontrar clientes em potencial para seguir e mostrar a sua loja e/ou empresa.

Uma ferramenta essencial para vendas, atualmente sem dúvidas é o Instagram Shopping, também conhecido como vitrine. Nele você apresenta seus produtos de forma simples e funcional, com fotos e valores explícitos. O usuário pode navegar entre categorias e até fazer uma “lista de desejos”, e assim que é decidido realizar a compra, ao clicar na etiqueta, ele é direcionado para o site da loja.

A função está disponível apenas para contas comerciais, facilitando o e-commerce da plataforma.

No Instagram você irá trabalhar com as seguintes medidas para as imagens:

Perfil: 180×180 px

Postagem no feed de notícias: 1080x1080px

Stories: 1080x1920px

Você também pode criar imagens nas medidas corretas utilizando o Canva, citado acima.

Para criar a sua página é muito simples:

– Acesse www.instragam.com.br

– Caso já tenha uma conta do Facebook você pode clicar em “entrar com o Facebook”

– Caso não tenha ou sua conta do Facebook já esteja atrelada a outra conta do Instagram clique em “Não tem uma conta? Cadastre-se”.

– Inclua os dados informados na tela abaixo:

Caso não tenha uma conta no facebook você pode se cadastrar usando um e-mail de sua preferência

Após incluir seus dados você será encaminhado para seguir alguns usuários e posteriormente incluir sua foto de perfil e criar uma descrição legal para a sua página. Agora está na hora de transformar este perfil em um perfil comercial.

Abra as configurações, clique em conta> selecione “mudar tipo de conta> clique em “Conta Profissional”.

passo a passo para mudar o seu tipo de conta no Instagram

Prontinho agora você tem uma conta profissional com métricas e pronta para ser utilizada!


E ai, o que está achando da nossa Semana do Empreendedor? Gostou do nosso conteúdo sobre marketing digital? Mande para nós o que você quer ler aqui no Blog.

5 comentários em “Entrando no marketing digital”

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