Como enviar meus pedidos pelos Correios?

Uma dúvida muito comum é: como enviar meus pedidos por correios?

correios-como-entregar-entrega-delivery

Você que optou por abrir uma loja online ou, mesmo na loja física, quer oferecer essa opção e não sabe por onde começar ou como funciona esse processo, esse texto irá te ajudar!

Lembrando que iremos explicar apenas o processo de Correios, caso você tenha interesse no envio via transportadoras é necessário observar que cada uma pode ter as suas características específicas.


Começando do início

Os correios possuem algumas modalidades de envio, dessas as mais utilizadas são:

PAC – Normalmente esta é a modalidade ‘padrão’ de envio, ela costuma ter um preço mais atrativo, mas, em contrapartida, possui um tempo maior para entrega.

Sedex – É a modalidade de envio mais rápida, porém costuma ter um preço mais alto também. Além disso, essa modalidade possui algumas outras categorias que são divididas pelo tempo de entrega, como: Sedex 10 e Sedex 12 e Sedex hoje.

Normalmente, quando falamos de envios online, essas categorias não ficam disponíveis pela distância do remetente para o destinatário.

Mini Envios (Pac mini) – Vendo a necessidade das empresas em enviar pequenas mercadorias essa modalidade foi criada focada em lojas virtuais, o mini envios, aceita produtos de até 300g e que a embalagem respeite as dimensões máximas: Até 24 x 16 x 4cm.

Como cotar o valor do frete?

Se você tem um site para a venda, normalmente ele tem integração com os Correios, o cliente escolhe a modalidade de envio na hora de fechar o pedido e já faz o pagamento do frete junto com o valor do seu pedido.

 Caso você esteja negociando pelo whatsapp ou não tenha um site, você pode cotar a média do valor de frete diretamente link: http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/

Para cotar você irá precisar das seguintes informações:

  • Serviço de envio que você quer utilizar (PAC, Sedex, etc.)
  • CEP de origem
  • CEP de destino
  • Peso da encomenda
  • Dimensão do pacote
  • Serviços adicionais (aviso de recebimento, mão própria e declaração de valor)
    Obs.: Dependendo do valor que você for postar, é uma boa optar por

O cliente fechou o pedido, e agora?

Agora que você já tem um pedido fechado vamos preparar o seu produto para o envio:

Embalar muito bem o produto é a melhor forma para que ele não corra nenhum risco de quebrar ou chegar danificado na casa do seu cliente, por isso, capriche no plástico bolha e se certifique de que seu produto não fique solto dentro da embalagem, para evitar danos ou possíveis problemas com o produto.

Após embalar é hora de postar o seu produto, certifique de ter todos os dados do cliente, como endereço de entrega com CEP, nome completo, CPF e telefone. Essas informações são importantes para que sua encomenda consiga ser enviada via Correios sem problemas.

Essas informações devem constar na caixa, você pode escrever à mão esses dados ou, caso prefira, colocar uma etiqueta com essas informações, no site dos Correios você consegue montar essa etiqueta apenas incluindo os dados do seu cliente http://www2.correios.com.br/enderecador/encomendas/default.cfm

Caso você ainda não esteja emitindo nota será necessário colocar junto a caixa uma Declaração de Conteúdo, explicando que tem dentro do pacote. Você pode baixar o modelo de declaração neste link: https://www.correios.com.br/enviar-e-receber/encomendas/prepare-seu-objeto/arquivos/FormulrioDeclaraodeContedoA5.pdf

A Declaração de conteúdo deve ser colada do lado de fora da caixa.

Agora é só ir até uma agência dos Correios e postar seu produto! Assim que postado você irá receber o número do rastreio que pode ser incluído em seu site ou enviado diretamente pelo cliente, que pode fazer o acompanhamento também pelo site dos Correios: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/default.cfm

Bem simples, não é mesmo?

Acesse todos os conteúdos da Semana do Empreendedor clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *